quarta-feira, 15 de junho de 2011

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou "Figuração Especial"


Dia 11 de Junho, pelas 14h30. Um sábado que parecia não convidar para um lançamento de um livro. Um excelente dia de praia, um conjunto de pontes entaladas no fim de semana. Não foi assim que pensaram muitas dezenas de pessoas que encheram por completo o auditório da FNAC do Vasco da Gama, deliciando-se com o entusiasmo com que Marcelo Rebelo de Sousa apresentou "Figuração Especial", o livro com o texto do espectáculo que entre 2009 e 2010 rodou pelo território nacional, uma obra centrada na abordagem ficcional do longo diálogo de um negociador da Polícia com um homem que se quer suicidar para conquistar o estrelato e a atenção mediática.


Marcelo Rebelo de Sousa que se mostrou muito interessado no tema da peça de teatro, relatou alguns aspectos e histórias da sua vida pública relacionadas com esta necessidade contemporânea de dar visibilidade a projectos, a iniciativas e a acções, das mais diversas. Depois falaram também, para além de Marcantónio Del Carlo, Henrique Garcia, Margarida Marinho e José Marques, responsável pela Editora Fonte da Palavra.






Henrique Garcia teve uma intervenção muito sensível em que abordou o drama que se sucede depois destes actos tresloucados, como o de Hilário, quando as pessoas ficam numa grande solidão interior e percebem o abismo onde cairam. Margarida Marinho assumiu desde o principio das suas palavras que aquilo que lhe interessava era defender o teatro e a forma como este espectáculo, e a sua posterior edição em livro, eram um excelente contributo para esse fim.




Marcantónio teve depois a oportunidade de explicar um pouco do contexto em que surgiu este trabalho e a forma como, para melhor o realizar, fez várias reuniões com elementos do Grupo de Operações Especiais da PSP- GOE, recolhendo assim informações preciosas sobre o complexo e emocionante trabalho de negociação das forças policiais.