quarta-feira, 9 de setembro de 2009

FIGURAÇÃO ESPECIAL, com João Didelet, num papel dramático como nunca o vimos, e um texto de Marcantónio Del Carlo, que é um autêntico soco no estômago na ideia de que não sabemos escrever para teatro em Portugal. Uma produção de uma estrutura independente, que corre pelo lado de fora dos circuitos e círculos da nossa produção teatral.



SINOPSE
Hilário Costa, um homem desempregado de quase 40 anos, barricou-se com seis reféns no quinto piso de um prédio da Avenida da Liberdade, em Lisboa, onde se situam os escritórios de uma das mais importantes empresas de seguros espanholas a trabalhar na capital. Aparentemente tem colado ao corpo uma série de explosivos. Embora tenha exibido uma mensagem escrita em que, como condição para libertar os reféns, exigia que lhe devolvessem tudo o que ele tinha perdido, o diálogo que vai mantendo com Alexandre, negociador da Unidade especial do Grupo de Operações Especiais da PSP (GOE), vai lançando uma nuvem de mistério sobre os seus verdadeiros objectivos. Ficamos a saber que Hilário Costa é uma presença habitual nos castings para figurantes e actores secundários nas produtoras televisivas e que quer obter assim os seus cinco minutos de glória. O que consegue, após o seu suicídio (que se dá com a ingestão de uma dose letal de veneno): com a difusão pública pela televisão, da sua carta, a sua campa tornou-se local de romagem de muitas figuras mediáticas e o cemitério foi invadido por uma avalanche de "papparazis".

FIGURAÇÃO ESPECIAL

16 de Outubro a 8 de Novembro. De 4ª a Sábado às 21h30. Domingo às 16h.

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
Rua Angola 2620-492 Olival Basto TEL. 21 938 31 00 HORÁRIO DA BILHETEIRA: Terça a Sexta, das 10h às 18h. Quando há espectáculo abre duas horas antes.Nos fins de semana em que há espectáculos, abre aos sábados das 14h às 22h e aos domingos das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.



FICHA TÉCNICA
Texto e encenação: Marcantonio Del Carlo Interpretação: João Didelet e Marcantonio Del Carlo Participação especial de Henrique Garcia Design gráfico: Rui Soares Esteves Construção de adereços: Natércia Costa Direcção de fotografia para vídeo: Gonçalo Silva Captação e edição de vídeo: João Agante Desenho de luz: Virgínia Esteves Assistência de encenação: Bruno Baptista Música original: Isabel Campelo, Margarida Campelo e André Santos Músico convidado: António Quintino Captação de som e misturas de André T. Assessoria de Imprensa: Joaquim Paulo Nogueira Produção: JIS (Justaposição de Ideias Suis generis, Ltd) com o Centro Cultural da Malaposta e a Câmara Municipal de Lagoa Apoio: Direcção Nacional da Policia de Segurança Pública e Equipa de Negociadores do Grupo de Operações Especiais da Unidade Especial de Polícia da PSP
.
Por favor, consulte a nossa sala de imprensa (http://www.figuracaoespecial.blogspot.com/) onde poderá encontrar a informação mais relevante sobre o espectáculo. Para alguma dúvida não hesite em contactar-me pelo email figuracaoespecial@gmail.com ou pelo telefone 96 637 19 58.





figuração especial COMUNICADO DE IMPRENSA Nº 1